Oiii gente, o nosso conteúdo de hoje é bem a cara de muitas mamães por aqui… Iniciamos já respondendo à pergunta do post, NÃO! A prática, popular desde os mais velhos, não é recomendada pois pode causar dor nas crianças e não é efetiva de fato na diminuição da febre.
Uma das grandes aflições dos pais com crianças pequenas é perceber que repentinamente a temperatura corporal do filho aumentou. Na ânsia de contornar o quadro, começa-se a cogitar se é uma gripe, virose ou outra doença que tem a febre como um dos sintomas.
E é aí, no desespero, que revisitamos velhos conselhos, como a popular prática de dar um banho gelado na criança para que o termômetro acuse uma temperatura menor que 37.8°C, limite para não ser considerado febre. Mas pouca gente sabe que a atitude não é recomendada, principalmente porque pode ser dolorosa para o nosso pequeno.
O organismo está todo preparado para aumentar a temperatura e quando vem uma mais baixa, como o banho gelado, normalmente isso o irrita e pode chegar até a doer.
A imersão em água gelada também não é vista como um recurso que consegue baixar a febre do bebê em alta escala e por muito tempo. Assim, a prática não é recomendada, visto que o mal-estar causado pela experiência é maior do que a possibilidade de ela solucionar a elevação da temperatura.
Aposto que vocês não sabiam dessa informação… Quantas de vocês ainda usavam a tal técnica do banho para amenizar as febres do bebê?